quarta-feira, 3 de junho de 2009

FGTS liberado para atingidos pelas cheias também em Santo Eduardo

A notícia é boa: os moradores de Santo Eduardo que foram atingidos por inundações estão contemplados com a liberação do FGTS para comprar materiais de construção.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil entrega até o próximo sábado (06) as declarações para a retirada do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), direcionada aos atingidos pela enchente dos rios da Bacia do Paraíba do Sul, Muriaé e Itabapoana. A segunda etapa da liberação, iniciada no dia 11 de maio, atendeu mais de 1.350 pessoas até a última segunda-feira (1°). O benefício, liberado pelo Governo Federal, permite que as famílias possam reconstruir residências e comprar os materiais perdidos em consequência da catástrofe.

Na primeira etapa da liberação, iniciada em fevereiro deste ano, cerca de 4.200 moradores de locais alagados pela Bacia Hidrográfica de Lagoa Feia, como Ururaí, Lagoa de Cima e Tócos, receberam a parcela do FGTS. Segundo o chefe da divisão de Prevenção da Defesa Civil Municipal, capitão Joaquim Gomes da Silva, somente as pessoas que possuem o benefício retido poderão sacar.

A retirada da declaração pode ser feita das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira, na sede da Secretaria Municipal de Defesa Civil, na Rua Francisco Faria Barbosa, 200, no Jardim Carioca. O candidato ao benefício deve apresentar documentos pessoais como CPF, CTPS, identidade e Cartão Cidadão, além de um comprovante de residência em nome da pessoa que vai sacar e postado pelo correio entre os meses de agosto de 2008 e fevereiro de 2009.

Este benefício é para pessoas que possuem ou possuíram carteira de trabalho assinada e têm dinheiro retido. O Governo Federal liberou o valor máximo de R$ 2.600 somente para aqueles que foram atingidos pelas águas, provenientes de uma bacia de acumulação, neste caso, a Bacia do Paraíba do Sul — ressalta Joaquim.

Joaquim afirma que, no dia em que as pessoas tiverem a declaração da Defesa Civil em mãos, terão que se direcionar à Caixa Econômica Federal para dar entrada no recebimento. “Com a declaração em mãos, basta ir até a CEF que, dentro de um prazo de cinco dias, recebem o valor disponível em cada conta.

Matéria do Jornal Monitor Campista

Nenhum comentário:

Teste

Teste