quarta-feira, 22 de julho de 2009

Descentralização do SUS entra em debate

Foto: ROBERTO JOIA/SECOM-PMCG

O secretário de Saúde, Paulo Hirano, se reuniu na última segunda-feira (20) com diretores e representantes de hospitais conveniados e públicos para discutir a descentralização do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Campos. Na ocasião, foi feita apresentação do Complexo de Regulação do Município, a acontecer, inicialmente, em 15 polos.

O novo modelo será através de sistema on line, possibilitando a marcação de consultas especializadas em polos de regulação implantados nas unidades de saúde de Santo Eduardo, Mussurepe, Morangaba, Farol de São Thomé, Serrinha, Morro do Coco, Tócos, PU de Guarus, PU da Saldanha Marinho, Centro Assistencial São José, Hospital de Ururaí, Hospital de Travessão, Hospital Geral de Guarus, além dos hospitais Álvaro Alvim, Beneficência Portuguesa, Plantadores de Cana e Santa Casa.

— Dando segmento aos atendimentos, em breve acontecerá a regulação para marcação de exames, procedimentos e internações, sem ter que peregrinar por dias para a realização dos mesmos — informa o secretário.

De acordo com o Hirano, o modelo faz parte do processo de mudanças na saúde, prioridade do Governo Rosinha Garotinho, que irá beneficiar toda a população atendida pelo SUS. As novas regras irão contribuir para melhorias na assistência do sistema municipal de saúde e para o processo de gestão plena previsto para setembro. A readaptação ao sistema irá garantir o acesso do cidadão os serviços da rede. “O momento é único e temos que estar afinados com transparência e igualdade nas relações com as instituições conveniadas”, disse.

O secretário esclareceu, ainda, que será encaminhada a cada instituição, a proposta de atendimento à assistência básica, que está vinculada às necessidades da população, levando em consideração a demanda reprimida em estudo histórico feito recentemente. “É importante para todos caminharmos juntos”, finaliza.

Segundo a superintendente de Controle e Avaliação, Cíntia Ferrini, o mais importante neste momento é melhorar a qualidade do acesso do usuário aos procedimentos especializados em toda rede SUS. O objetivo é acabar com a demanda reprimida em curto prazo e organizar a regulação através de linhas de cuidado com a garantia do atendimento começo meio e fim, o que irá contribuir para o novo modelo de gestão. Outro ponto importante do Complexo de Regulação será o controle ao acesso de moradores de outros municipios à rede de saúde, o que vem aumentando consideravelmente, pontuou Cíntia.

Dúvidas e questionamentos foram esclarecidos durante a reunião que contou com as presenças do presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes-mantenedora do Hospital Escola Álvaro Alvim, Jair Araújo; Marcos Veloso da Beneficência Portuguesa, Benedito Marques e Paulo Campista da Santa Casa de Misericórdia; Fernando Azevedo e Ana Paula Santos do Plantadores de Cana; Ricardo Madeira do hospital Ferreira Machado, Airton Crespo do Hospital Geral de Guarus e a coordenadora de regulação municipal Luciana Moulin.

Atualmente os pólos reguladores que já existem nos hospitais conveniados (Santa Casa, HEAA, Beneficência e Plantadores de Cana) apenas cumpriam o papel de autorizadores. Com a implantação do Complexo Regulador, a função dos pólos será de possibilitar o acesso ao usuário: além de autorizar, o CR estará fazendo o agendamento para consultas especializadas.

Matéria do Monitor Campista

Obs: é preciso fazer realmente muitas coisas na área da saúde, pois as queixas dos usuários são inúmeras.

Nenhum comentário:

Teste

Teste