terça-feira, 14 de julho de 2009

Governador inaugura hidrelétricas e Rosinha fica de fora?


Acabei de saber lendo o site da Neoenergia que foram inauguradas as hidrelétricas de Pirapetinga e a nossa, digo, a que faz parte de Santo Eduardo e obviamente de Campos, a Pedra do Garrafão, e não fomos sequer informados.

O pior de tudo, parece que nem a prefeita de Campos também.


Aliás, o que realmente é pior?

As brigas políticas ou o desprezo com a nossa comunidade que nem informada dessa inauguração foi previamente?

A dúvida: será que foi inaugurada mesmo ou é um erro de informação do site?


Leiam a matéria na íntegra abaixo:

GRUPO NEOENERGIA INAUGURA PCHs PIRAPETINGA E PEDRA DO GARRAFÃO


O Grupo Neoenergia, por meio da sua empresa controlada Rio PCH I, inaugura nesta sexta-feira, dia 10/07, as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) Pirapetinga e Pedra do Garrafão, construídas no Rio Itabapoana, na divisa dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. As duas usinas têm potência instalada total de 39 megawatts (MW) e energia assegurada de 25,14 MW - suficiente para abastecer uma cidade de 100.000 habitantes - que será fornecida aos consumidores por meio do Sistema Elétrico Interligado Nacional.

A construção das PCHs foi iniciada em outubro de 2007, com investimento total de aproximadamente R$ 200 milhões, dos quais R$ 121,10 milhões financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos foram alocados na construção das usinas, respectivas subestações e linhas de transmissão.

As obras foram realizadas por um consórcio de empresas liderado pela construtora Norberto Odebrecth e no pico das atividades geraram até 1.000 empregos temporários, diretos e indiretos, contratados prioritariamente nos municípios próximos.

Além do estímulo à atividade econômica do Estado do Rio de Janeiro, que é a sede dos empreendimentos, a construção das PCHs também estimulará a atividade cultural e turística da região, pois incluirá um projeto de restauração do Parque Histórico-Arqueológico Vila da Rainha, um dos primeiros povoados do País, construído por volta de 1536 e descoberto durante as obras da PCH Pedra do Garrafão pelos trabalhos de arqueologia.

As PCHs do Grupo Neoenergia são equipadas com turbinas do tipo Francis. A PCH Pedra do Garrafão, localizada entre os municípios de Campos dos Goytacazes (RJ) e Mimoso do Sul (ES), tem capacidade instalada de geração de 19 MW e energia assegurada de 12,15 MW médios. A usina será conectada à rede da distribuidora Escelsa, do Espírito Santo, por uma linha de transmissão de 17 quilômetros.

A PCH Pirapetinga, localizada na divisa dos municípios de Bom Jesus de Itabapoana (RJ) e São José do Calçado (ES), tem capacidade instalada de 20 MW e energia assegurada de 12,99 MW médios. A usina será conectada à rede da distribuidora de energia Ampla, do Rio de Janeiro, por uma linha de transmissão de aproximadamente 21 quilômetros.

Além das obras de engenharia, a construção das PCHs mobilizou uma equipe multidisciplinar formada por especialistas para o trabalho de licenciamento ambiental dos projetos. Como estão localizadas na divisa de dois estados brasileiros, as obras foram licenciadas no âmbito do Governo Federal pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. As licenças ambientais das linhas de transmissão e subestações das usinas foram concedidas pelas autoridades ambientais dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, segundo a localização de cada projeto.


Já no blog Jornal Reporter Online a publicação foi mais detalhada e divulga inclusive falas de Sérgio Cabral sobre a Vila da Rainha, entre outros detalhes que aconteceram no dia da suposta inauguração

Leiam a reportagem do Blog clicando aqui

2 comentários:

MARCIA SARLO MOREIRA disse...

Se é que realmente foi inaugurada a hidrelétrica considero um descaso muito grande com a população principalmente com quem de certa forma foi e possivelmente será afetada com as enchentes. Quem sabe teriamos algum esclarecimento a respeito.Mais o povo não merece,é isso ai na hora do voto com certeza campanhas serão feitas,vamos guardar bem quem são esses politicos para dar o troco nas urnas.

Anônimo disse...

Não foi so ROSINHA que ficou de fora, a população também,que descaso.Vamos ficar atentos na hora do voto. Chega de mentiras governador , chega de enganos, promessas etc.

Teste

Teste