sábado, 22 de agosto de 2009

Cancelados os Desfiles em comemoração ao 7 de Setembro em bairros e Distritos de Campos

A secretaria municipal de Educação definiu nesta sexta-feira, que não vai haver desfile cívico nos bairros e localidades em comemoração ao Dia da Pátria, 7 de Setembro. A orientação da secretária de Educação, Auxiliadora Freitas, é que as escolas façam um ato cívico nas próprias unidades, despertando o sentimento de patriotismo nos cerca de 54 mil alunos da rede municipal de ensino.

Esta é mais uma medida para proteger os alunos do vírus influenza, causador da Gripe A (H1N1). A prefeitura ainda está analisando se vai realizar o desfile cívico na Avenida 28 de Março. A decisão será informada na próxima semana.

Auxiliadora está orientando os gestores das unidades a tocar o Hino Nacional diariamente. "Não vemos mais isso nas escolas. Através do Hino Nacional, as crianças podem conhecer a história do próprio país e desenvolver amor e respeito pelo Brasil", disse. Além do Hino Nacional, a secretária solicitou que sejam preparadas atividades pedagógicas, de forma intensa, abordando a importância do tema.


Obs: Muito inteligente esta medida adotada pela Secretária de Educação.

Há tempos que estes "desfiles" nos distritos não transmitem nada de patriotismo para ninguém que se propõe a assisti-los ou construí-los, mediante os temas que são impostos pela Secretaria de Educação de Campos.

Na década de 80 o Hino Nacional era tocado regularmente nas escolas e pelo menos na Semana da Pátria ensaiávamos em frente ao mastro da Bandeira Nacional o Hino da Independência, que foi esquecido por completo nestes desfiles, que de Cívicos não tem nada, pelo menos nos Distritos de Campos é o que se vê.

Ainda na década de 80, época da Ditadura Militar, tão criticada pelas atrocidades cometidas com a população como um todo, pelo menos os jovens eram ensinados a terem respeito e amor pelo país. Nas escolas, tínhamos as disciplinas de E.M.C. (Educação Moral e Cívica), e OSPB (Organização Social e Política Brasileira) que contribuíam, ao meu ver, para uma postura mais patriota, mais reflexiva sobre o nosso país, o que não se vê mais nessa geração que é estimulada todos os dias ao desrespeito com os Símbolos Nacionais, e o que é pior, muitas vezes pelos próprios governantes.

Parabéns Auxiliadora!

Nenhum comentário:

Teste

Teste