sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Espírito Santinho: morre a primeira vítima na região por suspeita de gripe suína

Um absurdo total! é essa a conclusão que se pode tirar diante de tamanha tragédia!

Como é que uma pessoa que fica internada todos esses dias num Hospital e não se tem certeza se ela tinha ou não a gripe suína? Isso é preocupante!

Estamos reféns de uma situação que passa pela inexperiência com uma nova doença ou com o despreparo da nossa Rede de Saúde de Campos?

A pergunta fica no ar.

Detalhe: O caixão da jovem do Espírito Santinho veio lacrado e o enterro foi às pressas pela manhã em Santa Maria.

Leia a notícia do site de Campos sobre o caso:

Mais uma morte por suspeita de gripe suína está sendo investigada pela secretaria municipal de Saúde, em Campos. A jovem Erinete da Silva Crespo, 21 anos, de Espírito Santinho, que foi internada grávida no dia oito de agosto, faleceu na tarde desta quinta-feira (13), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Plantadores de Cana. Quando foi internada, ela foi submetida a uma cesariana com 38 semanas de gestação. O bebê é um menino de três quilos e passa bem. A morte de Erinete é a sexta por suspeita da gripe, no município, sendo quatro grávidas (uma de Cambuci), uma senhora de 53 anos e um jovem de 29.

Ao todo, 24 pessoas continuam internadas nos hospitais públicos e particulares do município, sendo nove gestantes e a mesma quantidade de crianças. No Hospital Plantadores de Cana, oito grávidas continuam internadas e uma, de 15 anos, entrou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outra gestante está internada no Hospital da Unimed, onde também estão uma criança e um adulto na UTI. "Duas pessoas que estavam internadas lá, tiveram alta".


No Hospital Dr. Beda, três adultos estão internados, sendo que um é paciente especial e está na UTI. "No Hospital Geral de Guarus, tem um adulto de 40 anos e uma criança de um ano e três meses internados e, no Hospital Ferreira Machado, duas crianças continuam internadas na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (Utip)".

De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury, três crianças estão internadas na Clínica Lília Neves e duas estão na Beneficência Portuguesa. No Prontocárdio, também, está internada uma enfermeira. A secretaria de Saúde tem tomado uma série de medidas para evitar o contágio do vírus H1N1 e orientado à população sobre medidas preventivas, como lavar bem as mãos com água e sabão e evitar locais fechados de grande aglomeração.

A secretaria de Saúde, também, vem promovendo uma série de treinamentos para os profissionais da área no sentido de que todos estejam preparados para atender aos pacientes com suspeita da gripe. Na segunda-feira (17), os médicos-obstetras estarão reunidos no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, a partir das 19h. Na terça-feira (18), será a vez dos médicos intensivistas debaterem casos de pacientes que faleceram ou estão internados nas unidades de saúde do município.

Na quarta-feira (19), às 18h, estarão reunidos no mesmo local os médicos-pediatras que assistirão a palestra com a chefe do setor de Infectologia Pediátrica do Hospital Menino Jesus, no Rio de Janeiro, Marisa Aloe. Para finalizar o ciclo de palestras, na quinta-feira (20), estarão reunidos os clínicos para um treinamento com o médico Luiz José de Souza, responsável pelo Centro de Triagem, que funciona no Hospital Plantadores de Cana.

Notícia do site de Campos.

3 comentários:

Blog do Walace Bastos disse...

Todos os amigos e conhecidos solidariariza-se com a família da Elinete, tenho certeza que todos estão muito sentidos com a morte dela. Uma jovem de 21 anos que teria muita vida pela frente. Que Deus nos proteja.

Edison Correa da Rocha disse...

CARO LENILSON,É PRECISO COM URGÊNCIA QUE AS AUTORIDADES MUNICIPAIS ENVIEM PARA A LOCALIDADE DO ESPIRITO SANTINHO UMA EQUIPE DE SANITARISTAS PARA QUE MONITOREM E FAÇAM UM ACOMPANHAMENTO DAS PESSOAS QUE TIVERAM CONTATO DIRETO COM A PESSOA CITADA.CASO ISTO NÃO SEJA FEITO,COM CERTEZA NOVOS CASOS IRÃO SURGIR NESTA LOCALIDADE,POIS SEGUNDO FIQUEI SABENDO,FORAM PESSOAS AMIGAS QUE AO CONSTATAREM A GRAVIDADE EM QUE SE ENCONTRAVA A GRAVIDA,COM TODOS OS SINTOMAS DE GRIPE SUINA,PROVIDENCIARAM DE IMEDIATO SEU TRANSPORTE PARA O HFM,E OS MEDICOS AO VEREM SEU ESTADO GRAVÍSSIMO,DE IMEDIATO RESOLVERAM FAZER UMA CESARIANA,O QUE RESULTOU NA SALVAÇÃO DO BEBÊ.PEÇO QUE VOCE,COMO UM FORMADOR DE OPINIÃO E COM A REPERCUÇÃO QUE O SEU BLOG TEM NA REGIÃO,SE FOR POSSIVEL,ENTRAR EM CONTATO COM O ADMINISTRADOR DA LOCALIDADE,QUE É O SR IVANIL CRESPO,QUE VEM A SER TIO DA PESSOA QUE FALECEU,PEÇA AS AUTORIDADES MUNICIPAIS QUE TOMEM TAL PROVIDENCIA,POIS A LOCALIDADE É FORMADA POR PESSOAS HUMILDES E SIMPLES NA SUA MAIORIA.TODA A ATENÇÃO NESTA HORA É POUCA DIANTE DA SITUAÇÃO EM QUE ESTAMOS VIVENDO.MUITO OBRIGADO.

Anônimo disse...

Olá, Lenilson.
Enquanto pessoas morrem com "suspeita", o secretário vai para a imprensa dizer que "está tudo sobre controle"... Devia informar e mostrar a realidade, até para que as pessoas tomem os devidos cuidados,pois como não VEMOS o vírus, só percebemos quando a doença se instala. Não se trata de alarmar, mas de concientizar.
Em relação às grávidas, não se sabe o por que, o tamiflu são está fazendo o efeito desejado nelas, portanto, todos os cuidados devem ser praticados.
Abraços

Teste

Teste