terça-feira, 18 de agosto de 2009

Instituto Profissional São José amplia projetos em Santo Eduardo

O Instituto Profissional São José, com Sede em Campos, aumentou o número de projetos de jovens atendidos e expandiu as atividades para Santo Eduardo. A entidade desenvolve na localidade o projeto ‘Ampliando Horizontes’, que assiste cerca de 180 menores.

Sr. Élson, discursando na última sessão de entrega de certificados aos alunos no final do ano passado em Santo Eduardo.

O presidente do instituto, Élson da Silva Leal, ressaltou que a exigência principal para os menores é estar matriculados em escolas públicas. Ele ressaltou que no projeto Reforçando e Aprendendo aproximadamente 50 crianças recebem aula de reforço escolar, atividades extracurriculares, lúdicas, entre outras. Os jovens são assistidos também com complemento disciplinar e fazem cursos semiprofissionalizantes como: informática, manicure, pedicure, cabeleireiro e arquivista. “Os menores são assistidos diariamente, das 13h às 17h”, informou.

O projeto ‘Ampliando Horizontes’ é considerado por Leal como “A Menina dos Olhos”, do instituto. Segundo o presidente, além da expansão dos trabalhos do São José para a área rural, a proposta é despertar nos jovens a vocação pela atividade agrícola e reduzir o êxodo rural. “Eles recebem aulas práticas e teóricas de técnica agrícola”, disse, acrescentando que os adolescentes aprendem a manusear o solo, preparar a semente, a finalidade da raiz, caule e folhas, entre outras informações.

Ele disse ainda que este projeto está dando continuidade ao “Volta do Café”, implantado pelo ex-governador, Anthony Garotinho no primeiro mandato como prefeito. Neste novo projeto, já foram plantadas cinco mil mudas de café, mas a proposta é chegar a 30 mil pés. “Além das atividades agrícolas, eles recebem aulas de reforço escolar, informática, recreação e são acompanhados por uma equipe multidisciplinar formada por pedagogo, assistentes sociais, instrutores de informática”, disse Élson, acrescentando que os menores recebem uma bolsa de R$ 150.

Carla Rúbia Paixão

Nenhum comentário:

Teste

Teste