segunda-feira, 7 de setembro de 2009

7 de Setembro: Portal UOL publica fatos históricos sobre a Independência.



Apesar de nossas crianças e jovens não estarem sendo mais estimuladaos a serem patriotas pelas Secretarias de Educação, e inclusive, nas escolas nem mais os hinos, Nacional e da Independência são executados nesta semana, ainda temos a chance de não cairmos de vez no esquecimento quando lemos alguns artigos sobre o que representa sermos um país, um povo, uma nação. Afinal alguém tem que fazer isso, não é verdade?

Leia sobre o assunto abaixo:

A proclamação da Independência brasileira, em 7 de Setembro de 1822, foi um passo decisivo para o início da organização do estado brasileiro. "Significou soberania para que o país pudesse estabelecer suas normas políticas e sua administração pública. Tanto é que dois anos depois, o Brasil já tinha sua primeira constituição", explica Carla Ferretti, professora de História do Brasil da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Até hoje há controvérsias entre os estudiosos a respeito da data da Independência e mesmo do papel ativo de D. Pedro I para que ela se efetivasse. “Houve uma pressão muito grande para que isso acontecesse", diz a professora. Isso porque os proprietários rurais e de escravos temiam perder a liberdade econômica que ganharam com a vinda da família Real em 1808 e a abertura dos portos. Quando D. João VI voltou para Portugal em 1820, o clima político indicava que o Brasil sofreria um cerceamento de liberdade novamente.

Esse movimento por liberdade econômica e política não acontecia apenas aqui no país, mas estava propagado por toda a América. “Era um reflexo da independência das colônias americanas”, diz a professora.

A independência, no entanto, não resultou em transformações políticas profundas, nem tampouco sociais, porque D. Pedro já governava o país desde que D. João VI havia voltado para Portugal. “Na verdade foi uma independência sem muitas mudanças no quadro político e social do país”, afirma a historiadora.


Nenhum comentário:

Teste

Teste