sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Longas horas por dia no computador causam síndrome ocular


A notícia me preocupou bastante, afinal trabalho muitas horas em frente ao computador. Leiam a matéria abaixo:

Dor de cabeça, irritação e desconforto nos olhos. Sintomas que costumam ser confundidos com um simples cansaço podem esconder algo mais sério: a Síndrome de Visão de Computador, doença que pode comprometer o rendimento no trabalho. Especialistas alertam que passar duas horas seguidas em frente à máquina já favorece o surgimento do problema.

A imagem apresentada na tela é formada por pequenos pontos (pixels) que os olhos não conseguem focar de imediato, o que exige trabalho reforçado das vistas. Segundo Juan Jimenez, integrante do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, quando se está com a atenção voltada ao computador, o número de piscadas se reduz, deixando os olhos ressecados. “Recebo muitas pessoas com essa síndrome. A luz do monitor favorece o fechamento da pupila e isso faz o músculo dos olhos trabalhar muito. As pessoas ficam com o rendimento no trabalho comprometido”, alerta

Além do ressecamento, os sintomas mais comuns são sensação de areia, vermelhidão e ‘peso’ nos olhos, dor de cabeça e lacrimejamento. Jimenez lembra que é importante trabalhar com a tela do computador com pouco brilho. Afastar as vistas do monitor a cada meia hora e olhar por uma janela durante 30 segundos também ajuda, pois relaxa a musculatura dos olhos. Além disso, fechar os olhos diversas vezes ao longo do trabalho os humedece.

O tratamento para casos avançados é feito com óculos especiais e exercícios para os olhos. “Os filtros de proteção de tela não adiantam. Pelo contrário: geram imagem dupla e forçam mais a vista”, explica.

O fotógrafo Pablo Nicolas, 31 anos, passa muitas horas por dia em frente ao computador, mas procura descansar os olhos. “Quando fico com os olhos ressecados devido ao excesso de computador, eu levanto um pouco, bebo uma água e tento dar um tempo”.

O Dia

Um comentário:

Juninho disse...

cuidado vc então hennn....

Teste

Teste