quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Marcação de consultas online: Hospital de Santo Eduardo incluído no sistema


Campos vai ampliar a marcação de consultas online com mais 11 polos a partir do dia 3 de novembro. O anúncio foi feito pela Superintendência de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde durante reunião com os gestores das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O município passará a contar com 17 polos funcionando em diversos pontos, onde poderão ser marcadas consultas para atendimento com profissionais especializados com mais comodidade e rapidez.

“Mais 11 polos passarão a funcionar, o que facilitará muito a vida dos usuários da saúde. Eles não precisarão mais se deslocar para conseguir marcar consultas com médicos especialistas. Basta ir ao polo mais próximo de sua casa e lá mesmo será feita a marcação da consulta nos hospitais especializados. Outro fator importante é a preparação dos funcionários dos polos que vão receber o novo sistema. Estamos realizando a qualificação desde o dia 23”, ressaltou a coordenadora de Regulação Municipal da Secretaria de Saúde, Luciana Moulin.

Divisão regional - Os 11 polos para marcação de consulta foram divididos por regiões e estão localizados em pontos estratégicos do município: Farol, Morangaba, Morro do Coco, Mussurepe, Centro, Santo Eduardo, São José, Serrinha, Tocos, Travessão e Ururaí. Os seis polos já existentes desde Setembro ficam no Hospital Geral de Guarus (HGG), na Santa Casa de Misericórdia de Campos, no Hospital Álvaro Alvim, Hospital dos Plantadores de Cana, Beneficência Portuguesa e no Posto de Urgência (PU) da Saldanha Marinho, no Centro.

Sistema faz parte da “Gestão Plena”

Em recente entrevista, o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, disse que este sistema faz parte da Gestão Plena, que é o modelo mais próximo da saúde com qualidade e um compromisso do Governo Rosinha Garotinho. “A prefeitura passará a ter gestão do atendimento, desde o inicial, de ponta, ao final. Vamos transformar o funcionamento da saúde de Campos, tendo como foco a garantia de acesso do usuário ao atendimento. O município passa a regular e fiscalizar os serviços, dando efetividade a todo processo de atendimento junto ao SUS e melhorando a qualidade do atendimento ao campista”, garantiu Hirano.

Obs: Gestão plena na área da saúde realmente é o grande desafio deste governo, pois o que vemos hoje nos Hospitais e UBS conveniados é a falta de médicos para atender a população. No governo anterior, por exemplo, tínhamos no Hospital de Santo Eduardo muito mais médicos atendendo no ambulatório e hoje faltam cardiologistas, urologistas e até pediatras.

A promessa é que esses profissionais cheguem o quanto antes para suprir estas faltas, pois não dá para entender usarem o termo "gestão plena" apenas imaginando que este termo seja empregado na área de marcação de consultas online, pois não é nada inteligente transferir para a cidade o atendimento que deve e pode ser feito aqui.

Outro caso que não podemos esquecer é a promessa da ambulância UTI, visto que foi anunciado no início do ano a aquisição de 55 unidades para o município.

Sem falar também que uma das ambulâncias que servem a unidade está na cidade há cerca de 5 meses para fazer uma manutenção e por lá ficou até hoje.....

Gestão plena na saúde?


Nenhum comentário:

Teste

Teste