domingo, 1 de novembro de 2009

Injeção para ronco

Substância aplicada no céu da boca acaba com o som desagradável


Uma solução simples e barata pode acabar de vez com o ronco. Com medicação que custa pouco mais de R$ 8, um pesquisador britânico conseguiu curar pacientes que sofrem da forma branda do problema. A técnica, que consiste numa injeção no céu da boca, também é pesquisada na Universidade de São Paulo (USP).

Hadi Al-Jassim, da unidade de Otorrinolaringologia do Hospital Southport and Ormskirk, na Inglaterra, tratou, com sucesso, 400 pacientes que sofrem de ‘ronco habitual simples’, não causado por razões mais complexas, como a apneia do sono. O método consiste na injeção de substância esclerosante, capaz de enrijecer o céu da boca.

O médico explica que o agente endurece o chamado ‘palato mole’, na região, e evita a vibração durante a passagem de ar, fator que causa o ronco. “Na maior parte dos casos são os homens que roncam e suas parceiras sofrem com a falta de sono, embora mulheres também ronquem”, diz. A injeção pode ser aplicada a cada quatro meses.

Responsável pelo estudo da USP, o otorrinolaringologista do Hospital das Clínicas de São Paulo Michel Cahali afirma que, no Brasil, a injeção apresentou bons resultados, mas numa parcela menor de pacientes do que a técnica inglesa. Ele explica que o método é simples, cada sessão custa cerca de R$ 30, e pode ser feito em consultórios. A média é de duas a três sessões com intervalos de um mês entre cada uma. “A injeção só fez efeito em pessoas com problema no palato. Mas os resultados foram ótimos nesse grupo e o ronco sumiu por até um ano. No Brasil o método já é utilizado por alguns médicos”, disse.

Segundo o médico Luciano Moreira, da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e do Hospital São Vicente de Paulo, o ronco é causado pelo fechamento da garganta, e pode ser motivado por fatores como obesidade, alergia e problemas no palato. “Quando o espaço para o ar é reduzido durante o sono, ocorre o ronco”, diz.

Obs: vou comprar essa injeção! rssss

O Dia

Nenhum comentário:

Teste

Teste