segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Ações da PF resultaram em 4,5 mil prisões em 2009, diz Ministério da Justiça

Balanço apresentado nesta segunda-feira (21) pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, mostra que as ações da Polícia Federal em 2009 resultaram em 4.534 prisões. Dessas, cerca de 75% foram mandados de prisão preventiva: 3.392. Em 2008, a PF realizou 3.969 prisões, das quais 2,3 mil preventivas o que revela um crescimento de 12,5% no volume de prisões e de 14,6% no número de preventivas.

A ações de combate à corrupção mobilizaram a PF em 43 operações especiais em 2009, resultando em 386 suspeitos detidos, entre os quais 83 servidores públicos de todos os poderes do Estado.
“O combate à corrupção vai aumentar no próximo período em razão de que a PF está preparada para combater esses crimes. Tudo isso pode ser demonstrado na qualidade cada vez maior do inquérito e no número de prisões preventivas que vem crescendo”, avaliou Tarso Genro.

Além das atividades de combate à corrupção, operações da PF envolvendo crimes relacionados ao tráfico de drogas (72), crimes cibernéticos (10), previdenciários (27), ambientais 20) e contrabando (17) totalizaram 281 operações no ano, em dados finalizados em 15 de dezembro.

"Queremos trocar o impacto do momento de realização da operação pela condenação dos envolvidos"

Ao apresentar os dados, o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, fez uma avaliação da natureza das ações do órgão e afirmou que o objetivo tem sido evitar ações midiáticas e melhorar a qualidade das provas reunidas nas investigações.
“Queremos trocar o impacto do momento de realização da operação pela condenação dos envolvidos. De nada adianta termos operações de grande visibilidade se a prova não tiver qualidade. Ela tem um efeito imediato na população, mas não surte resultado.”
G1

Nenhum comentário:

Teste

Teste