sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Em artigo no 'El País', Zapatero diz que Lula 'surpreende' o mundo


Eleito um dos 100 personagens do ano pelo jornal espanhol "El País, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi tema de um artigo assinado pelo primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, com o título "O homem que surpreende o mundo". No texto, Zapatero diz que sente "profunda admiração" por Lula e faz diversos elogios ao colega brasileiro.

"O mundo tem se dado conta que o Brasil é muito mais que carnaval, futebol e praias. É um dos países emergentes que conta com uma democracia consolidada e está chamado a desempenhar nas décadas seguintes uma liderança política e econômica crescente no mundo, assim como já vem fazendo na América Latina com sucesso".

Ele conta que conheceu Lula em setembro de 2004, quando a Espanha passou a integrar a Aliança contra a Fome, na cúpula das Nações Unidas em Nova York. “Não podia ter havido melhor ocasião”, diz Zapatero.

O premiê espanhol diz que Lula marcou posição ao declarar que é inaceitável uma ordem econômica em que "poucos podem comer cinco vezes por dia e muitos sequer saber se conseguirão comer ao menos uma" e lembra uma declaração do brasileiro de que terá realizado a missão de sua vida se, no fim de seu mandato, os brasileiros puderem tomar café da manhã, almoçar e jantar todos os dias.

“Nesse empenho, segue esse homem honesto, íntegro e admirável, transformado em referência inegável para a esquerda do continente americano."

Ao destacar que o Brasil deixou de ser o país de um futuro que nunca chegava, o líder espanhol diz que o país foi conduzido pela mão de Lula, seguindo um caminho aberto por seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso.


"Lula tem o imenso mérito de ter unido a sociedade brasileira em torno de uma reforma tão ambiciosa como tranqüila. Está sabendo, sobretudo, enfrentar, com determinação e eficácia, os desafios de desigualdade, pobreza e violência que tanto têm atingido a história recente do país."

Zapatero destaca ainda que, durante o mandato de Lula, o Brasil tem recebido a confiança dos mercados financeiros internacionais "pela capacidade de atrair investimentos diretos e pelo rigor com as contas públicas".

G1 SP

Um comentário:

Anônimo disse...

Márcia disse...
E viva as *MERDAS* de Lula...

Teste

Teste