domingo, 3 de janeiro de 2010

Cooperativa de Costureiras inaugura em Campos nesta Terça-Feira. E a de Santo Eduardo?

Espaço destinado para a Cooperatva em Santo Eduardo: nada até agora!

Matéria extraída do Jornal O Diário

A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho inaugura na próxima terça-feira (5), a primeira Cooperativa de Costureiras de Campos, uma parceria entre a prefeitura e a multinacional Dorel Brasil, que está se instalando no município, para a fabricação de produtos, como carrinhos de bebê. Vinte e cinco máquinas de costura chegaram esta semana, para atender o projeto piloto, que vai funcionar na avenida 28 de Março, esquina com José Alves de Azevedo (Beira-Valão), onde funciona o Balcão de Empregos. O horário da inauguração ainda está sendo definido.

De acordo com a secretária de Trabalho e Renda, Cecília Ribeiro Gomes, o processo de instalação de uma cooperativa requer um trabalho de conscientização junto aos interessados. “O Sebrae fez um trabalho de conscientização com as pessoas interessadas. Em Campos, não existe esta cultura do cooperativismo. É tudo muito novo, então, é preciso preparar bem estas pessoas, que são empreendedoras e mostrar que elas têm direitos e obrigações”, ressalta.

Entre as vantagens de ser um cooperativado, Cecília Ribeiro Gomes destaca: “Primeiro, a pessoa vai ter seu próprio negócio. A prefeitura está entrando dando suporte técnico e logístico, além de ajudar na comercialização do produto, porque a Dorel compra a mão-de-obra das costureiras. A empresa monta as cadeiras de bebê para carro e a mão-de-obra de costura, ela não contrata, terceiriza”.

- As costureiras vão ganhar por produção. A Dorel é uma empresa que está presente em vários países e trabalha com alto padrão de qualidade. A cadeira de bebê da Dorel produzida aqui vai ser a mesma encontrada na Suíça, por exemplo – informa a secretária de Trabalho e Renda, destacando que a cooperativa também oferece oportunidade a profissionais com mais tempo de experiência e que não tiveram condições de fazer cursos de qualificação que o mercado está oferecendo.

Em Agosto passado, parecia estar tudo certo para a adequação de uma Cooperativa de Costureiras em Santo Eduardo no espaço cedido pelo empresário Édson Nogueira, mas parece que algo aconteceu, porque aparentemente, o assunto esfriou na comunidade.

Atenção Autoridades: precisamos de um parecer sobre o que está acontecendo, afinal foi plantada uma ideia que prometia gerar renda para a região.


Esperamos, portanto, uma explicação sobre o caso.


Um comentário:

Teste

Teste