sábado, 30 de janeiro de 2010

Turismo de Aventura no 13º Distrito de Campos: escalada na Pedra do Garrafão


Mapa indicando o percurso até a Pedra do Garrafão. Clique na imagem para melhor visualização.
Pedra do Garrafão

O 13º Distrito de Campos, Santo Eduardo, está provando a cada dia que passa ser uma das regiões mais promissoras para o que se pode chamar hoje como um lugar ideal para o desenvolvimento da prática do turismo ecológico e do turismo de aventura e histórico. Além de termos na região da Cachoeira do Inferno as ruínas da Vila da Rainha, (ainda meio polêmico pois há historiadores que não concordam com esta localização), sítio arqueológico já catalogado pelo Museu Nacional como uma das primeiras edificações realizadas no Brasil na então Capitania de São Tomé (1534) e que pode ser visitado e apreciado no local, agora temos tudo para desenvolvermos na região a prática do passeio esportivo de escalada à montanhas.

Para quem não sabe, já está criado e está sendo considerado já um sucesso o roteiro de escalada à Pedra do Garrafão, passeio este criado pelo alpinista e piloto de asa delta, Claudio Siqueira, residente atualmente no subdistrito de Espírito Santinho, que ressaltou em depoimento espontâneo a minha pessoa, que tem obtido uma ótima aceitação junto a muitos, inclusive já tendo levado pessoas também da região para fazer o passeio.

Segundo Cláudio, o objetivo maior dessa escalada talvez seja o de desmistificar o conceito de que este seja um esporte para poucos e que seja perigoso, pois segundo o próprio instrutor, todas estas impressões vão por água abaixo quando as pessoas realizam a escalada e verificam que além de bastante agradável o percurso é muito seguro de ser efetuado.

O Trajeto:
o passeio inicialmente começa em frente ao Posto de Combustíveis, na entrada de Santa Maria, e vai no sentido Santo Eduardo entrando na Fazenda Santa Tereza ( na estrada da virada) até chegar ao Garrafão. No "pé da pedra" inicia-se a escalada que tem como objetivo alcançar a majestosa e misteriosa caverna da lendária "mãe do ouro" que fica simplesmente quase no cume da pedra, e que segundo Cláudio, reserva aos que lá forem mistérios e curiosidades para serem contemplados.
Na caverna encontra-se um livro para serem deixadas e perpetuadas as assinaturas dos que ali chegarem. De lá também, pode-se constatar toda a paisagem das montanhas capixabas e da planície da beira do Rio Itabapoana que vai até o mar - vista de tirar o fôlego!



Foto: Claudio Siqueira
Imagem da caverna que fica no meio da Pedra do Garrafão: simplesmente excitante, 387 metros de escalada até chegar ao "dormitório da mãe do ouro".
na foto, uma das turmas que participou da escalada com o instrutor Cláudio Siqueira

Para maiores informações sobre o passeio, liguem para o Cláudio através do telefone: (22) 2781-2371, ou enviem um e-mail para siqueira_joy@hotmail.com

Fotografia de um grupo que participou da escala à Pedra do Garrafão

4 comentários:

Frederico Silva disse...

Nossa que legal em.... muito mágica esta aventura.. neste Paraíso... Santo Eduardo....
Parabéns lennyn....
adorei esta postagem...
Um abraço

Igor Alvarenga disse...

Eu quero conhecer esse Cláudio pra ir na próxima galera...

O "Neguinho" (Jocidemar Lacerda) me prometeu uma vez que iríamos juntar uns caras pra subir mas até hoje nada.

Dizem que lá de cima dá pra ver o mar de Marataízes - ES.

Anônimo disse...

Lenilson...que show adorei o assunto, o Zé Roberto me falou dessa gruta,to encantada com as historias, sucesso.

Alex Calango disse...

Eu sou Alex Calango, Montanhista 314 da FEMERJ, conquistador da lendária Caverna. Com três tentativas, cinco pessoas, muita água, muito suor e cinco grampos, conquistamos a
Caverna da Pedra do Garrafão, onde deixei o " livro de cume". Contato: calangoenfermagem@gmail.com

Teste

Teste