segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mineroduto se rompe entre Minas e Espírito Santo

Um mineroduto que transporta minério de Minas Gerais para o Espírito Santo se rompeu na altura no Rio São Sebastião, no município de Espera Feliz, na Zona da Mata, na madrugada deste domingo (25). A captação de água para abastecimento foi interrompida pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a pedido da prefeitura.

Segundo a mineradora Samarco, responsável pelo mineroduto, o produto não é tóxico, mas deixa a água escura. A Samarco informou que forneceu quatro caminhões-pipa foram para abastecer a cidade e providenciou um outro ponto de captação de água.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o mineroduto foi construído há dois anos e tem seu ponto mais alto na cidade de Espera Feliz. Segundo o Secretário de Meio Ambiente da cidade, Renato Milhiolo, 70% do abastecimento do município é feito pelo Rio São Sebastião, que faz parte da Bacia do Rio Itabapoana.

O acidente aconteceu por volta das 4h deste domingo. De acordo com a mineradora, duas horas depois, o bombeamento de minério foi interrompido para realização de reparos. Ainda segundo a empresa, a vazão do produto derramado no rio ainda não foi calculada. A Samarco divulgou que as causas do acidente estão sendo apuradas.


Nenhum comentário:

Teste

Teste