quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Prefeito Nelson Nahim anuncia melhorias para produtores rurais

O Prefeito Nelson Nahim anunciou o início do atendimento a pequenos produtores a partir desta quinta-feira (2) pelo projeto das patrulhas mecanizadas, para preparação do solo, abertura de bebedouros (tanques) e recuperação de estradas vicinais. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (1º), à tarde, no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da prefeitura, onde recebeu um grupo de produtores rurais, composto por cerca de 100 pessoas.

Acompanhado pelo secretário de Agricultura, Frederico Paes, o prefeito informou que já foram licitados 21 tratores, sete retroescavadeiras e sete máquinas patrol, que atenderão todo o município, dividido em sete áreas, incluindo distritos e assentamentos. As áreas contempladas serão: 1) Santa Maria e Santo Eduardo; 2) Vila Nova e Morro do Coco; 3) Travessão e Guarus; 4)Morangaba e Ibitioca; 5) Serrinha e Dores de Macabu; 6) Tócos, Goitacazes, São Sebastião e 7) Santo Amaro e Mussurepe.

Os trabalhos serão coordenados pelas secretarias de Agricultura e Pesca e de Obras e Urbanismo. Cada área terá um responsável que acompanhará a utilização dos equipamentos e, também, manterá contato diário com os produtores para troca de informações sobre o trabalho. “O maquinário atenderá a todos e haverá uma fiscalização, tanto por parte dos agentes da prefeitura, quanto por parte dos produtores e das entidades representativas”, assegurou Nahim.

O prefeito pediu que os produtores colaborem na fiscalização do serviço e informou que as firmas que não cumprirem o cronograma de execução das melhorias não vão receber. “Se o serviço não for realmente bom, a firma será descredenciada. Isso eu garanto porque exijo eficácia”, ressaltou. O secretário de Agricultura, Carlos Frederico Paes, explicou que não haverá interrupção do serviço, uma vez que as firmas são obrigadas a substituírem máquinas e equipamentos que, eventualmente, apresentarem problema.

O presidente da Associação de Produtores Rurais de Marrecas, Davi Barbosa, sugeriu a desvinculação de alguns serviços do setor de obras para a agricultura, dentro do processo de definição do Orçamento Municipal, encaminhado à Câmara de Vereadores, no último dia 30. “Com isso, ganharíamos maior agilidade e melhoria das ações de nosso interesse”, destacou o produtor. Em resposta, o prefeito solicitou ao secretário de Agricultura que, quando for marcada audiência pública para discussão do orçamento pela Câmara, as associações sejam convidadas a participar.

O presidente da Associação de Produtores de Espírito Santinho, Jonas Rodrigues, observou que a iniciativa é válida e demonstrou preocupação quanto aos padrões técnicos e de conservação dos equipamentos. O prefeito Nelson Nahim destacou que a contratação dos serviços, por aluguel de horas de trabalho e produtividade, previu o uso de equipamentos adequados à demanda. “Só vão trabalhar máquinas em bom estado.As firmas ganharão por produção, portanto, aquelas que não trabalharem, não receberão”, repetiu o prefeito. No encontro, o prefeito atendeu ao pedido da Côlonia de Pesca de Farol de São Tomé, para agendamento de uma reunião de trabalho para definir ações para o setor.


Por Denise Ferreira

Nenhum comentário:

Teste

Teste