terça-feira, 26 de outubro de 2010

Petrobras inaugura unidade de tratamento de gás em Anchieta, no litoral sul do Espírito Santo


O escoamento e tratamento de gás sul capixaba é integrado por um gasoduto marítimo de 83 km de extensão

Nesta terça-feira (26) aconteceu a inauguração da Unidade de Tratamento de Gás (UTG) Sul Capixaba, no município de Anchieta, litoral Sul do Espírito Santo.

A unidade tem capacidade inicial para processar 2,5 milhões de metros cúbicos de gás por dia, produzidos nos campos localizados no Parque das Baleias, na área marítima Sul do Estado.

Esse novo projeto viabiliza o fornecimento do gás produzido na região para o mercado nacional, de acordo com a Secretaria estadual de Desenvolvimento.

Participaram da inauguração o governador Paulo Hartung, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, o diretor da área de Exploração e Produção, Guilherme Estrella, a diretora de Gás e Energia, Graça Silva Foster, e o secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix.

A UTG Sul Capixaba está localizada próximo à região de Ubu, no município de Anchieta, a cerca de 100 quilômetros de Vitória. O sistema de escoamento e tratamento de gás sul capixaba é integrado pela UTG Sul e por um gasoduto marítimo de 83 quilômetros de extensão. Esse sistema garante o escoamento e tratamento de todo o gás produzido na área.

Essas novas unidades de tratamento de gás estão estrategicamente interligadas ao Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene), o que torna possível o abastecimento das regiões Sudeste e Nordeste, de acordo com as especificações definidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

De acordo com o secretário Márcio Félix, este é um marco importante para o desenvolvimento do Estado. "Este é mais um importante empreendimento que consolida o Espírito Santo como um dos maiores polos de exploração, produção, processamento e transporte de gás para o país, uma vez que estamos em posição estratégica em relação ao Gasene e podemos distribuir gás para o Nordeste e os outros estados do Sudeste", pontuou.

Reportagem do Gazetaonline

Nenhum comentário:

Teste

Teste