terça-feira, 27 de setembro de 2011

Antiga Estação Ferroviária de Santo Eduardo: abandono e incertezas


Inaugurada na época que Dom Pedro II ainda era Imperador, em 1879, portanto na época da Monarquia, a Estação Ferroviária de Santo Eduardo, com arquitetura inspirada nas estações inglesas, vive dias de abandono e de algumas interrogações.
Segundo informações obtidas junto ao blog da Secretaria de Cultura de Campos, que é presidida pelo Jornalista Orávio de Campos Soares, o antigo projeto de adequação desta e de outras estações para centros de cultura continua valendo. Na proposta, caberá ao município a reforma dos espaços, obedecendo a sua arquitetura original, e a instalação de uma biblioteca, sala de estudos, auditório para espetáculos teatrais e sala de audiovisual, para aulas de música e trabalhos manuais, como já acontece em Conselheiro Josino e em Goytacazes.

Vale lembrar a todos que o projeto é antigo, inclusive, quando o xará e saudoso Lenilson Chaves fez parte do governo de Campos, nos anos 90, a proposta de adequação do espaço para este fim foi levado ao conhecimento público e anunciado numa festa de Santo Eduardo, mas não saiu do papel até hoje.O que verificamos mesmo é o abandono do prédio ficar evidente, como a falta de iluminação e o péssimo estado de conservação do telhado.

A Ferrovia Centro Atlântica é a responsável pela estação, mas não faz nenhuma manutenção atualmente no prédio histórico e a prefeitura de Campos também ainda não conseguiu, no que parece, se empenhar para a solução deste impasse. Resultado: mais uma frustração para a população de Santo Eduardo, que vê a cada dia o nosso mais interessante e imponente monumento  se acabando.

Obs: tentei um contato com a secretaria de cultura de Campos para obter maiores informações sobre como está o caso das estações, mas a responsável pelo assunto não se encontrava no local. Tentarei amanhã novamente um contato.

5 comentários:

Anônimo disse...

oi leo agradecemos o seu interresse por nosso lugar mais enquanto um representante local ou supervisor ou presidente da associaçao continuarem olhando so pra o seu proprio umbigo não teremos resultado algum,admiro você sei que vc quer o melhor pois ama santo eduardo pena que as outras pessoas que podem fazer alguma coisa não sintam o mesmo um grande abraço

L Werneck disse...

Ao anônimo:
O cargo de supervisão é muito complicado meu caro. Paulo e Marco reivindicam muitas coisas pra Santo Eduardo, que eu sei, mas o sistema é que está falido, e isso não é de hoje.

Marcia Sarlo Moreira disse...

Lenilson, quando vocë diz que o sistema estã falindo , acrdito que esteja falando do SISTEMA POLITICO.
Bem, nos é que estamos abandonados mesmo.Aqui nada se faz, mais com certeza diante das denuncias,no seu Blog, quem sabe alguma coisa possa acontecer.Tenho certeza que sim, quando ficar mais próximo das eleições.
Sabemos que nossos representantes lutam, mais precisamos de mais união, mostrar nossas insatisfações, vamos nos posicionar de forma mais contundente,com faixas, com cartazes,com reuniões, vamos lutar.
Morar em Santo Eduardo é muito bom, temos paz, ar puro,amigos.Vamos lutar para nào ficarmos no abandono.

ASDE disse...

Estou trabalhando em Porciúncula e me admirei com a beleza dessa cidadezinha, principalmente a praça e a estação ferroviária (que aqui foi transformada em biblioteca pública e espaço cultural, ainda conserva a aparência antiga, porém com uma manutenção impecável e um lindo jardim). Me entristece que na minha cidade SE as coisas sejam tão diferentes. :(

ERIBERTO DINIZ disse...

A SRA. MÁRCIA MOREIRA.
CONCORDO PLENAMENTE COM A SUA OPINIÃO, AQUI EM SANTO EDUARDO É UM EXCELENTE LUGAR PARA SE VIVER,O QUE FALTA É A UNIÃO DO POVO. QUANTO AO SR. PAULO NÃO POSSO QUESTIONAR POIS ELE É ADMINISTRADOR, MAS QUANTO AO SR. MARCO ELE NÃO PODE REIVINDICAR NADA POIS NÃO PERTENCE MAS A "ASSOCIAÇÃO DE MORADORES", POR TER CARGO DE CONFIANÇA, ENTÃO VAMOS NOS UNIR E IR ATÉ AO SR. PAULO PARA QUE ELE POSSA NOS AJUDAR A MANTER EM NOSSA CIDADE ESSE PATRIMONIO TÃO LINDO, NÃO RESIDO AI, MAS SEMPRE ESTOU NFORMADO DE TD O QUE SE PASSA, EM BREVE ESTAREI RETORNANDO PARA ESTÁ LINDA CIDADE DO QUAL TANTO 'AMO".
OBRIGADO.....

Teste

Teste