quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Um mês após AVC, R. Gomes já anda e fala normalmente; médico prevê recuperação 100%

Em cerca de trinta dias, muita coisa mudou no Vasco. O time se tornou líder isolado do Campeonato Brasileiro, teve três jogadores convocados para a seleção e vive uma das melhores fases de sua história recente. Entretanto, a maior vitória nestas últimas semanas está fora das quatro linhas. Um mês após o AVC hemorrágico que o deixou entre a vida e a morte, o técnico Ricardo Gomes superou todas as expectativas médicas e já está andando e falando normalmente com as pessoas que o cercam.

"O Ricardo já está falando tudo de uma maneira bem normal. Conversa, interage, raciocina muito bem. Ele também já está andando. Ainda que não fique de pé sozinho, já se movimenta bem com a ajuda das pessoas", afirmou Fábio Miranda, clínico-intensivista responsável pelo CTI do hospital Pasteur, onde Gomes ficou três semanas internado.
Animado com o quadro após um mês do fatídico dica, o médico que acompanha o treinador quase que diariamente ainda ressaltou que a recuperação de Ricardo beira o inacreditável e surpreende a cada dia que passa.
"Ele continua melhorando de uma maneira muito surpreendente, bem acima do esperado. Lembro que a nossa primeira preocupação naquele dia era mantê-lo vivo, e conseguimos bem. Depois, nos preocupamos com as sequelas, o que já está praticamente superado. Agora, depois de um mês, nos resta apenas aguardar para que esse processo termine. Acredito muito que teremos uma recuperação 100%, completa, sem qualquer dano futuro ao paciente", ressaltou Fábio Miranda, em contato com a reportagem do UOL Esporte.
Apesar de evitar qualquer previsão sobre datas, o médico ainda garante que um possível retorno de Ricardo Gomes aos trabalhos depende apenas da vontade do técnico. "Não temos que dar datas, até porque essa recuperação não é uma ciência exata, mas garanto que a volta aos campos depende única e exclusivamente da vontade dele. Se ele quisesse, poderia até estar lá, na cadeira de rodas, mas não temos para que fazer essa exposição", salientou o clínico, acrescentando que Ricardo não deixa de acompanhar um jogo do Vasco.
"Ele está sempre querendo saber, assiste aos jogos, converse sobre os detalhes táticos do time. Comemora as vitórias, a boas fase, a liderança. E isso é uma coisa que tem feito bem até para a recuperação dele", encerrou Fábio Miranda.
Personagem central da campanha do Vasco no Campeonato Brasileiro, Ricardo Gomes é a grande fonte de inspiração do time que lidera a competição. Comovidos pela luta do treinador, os jogadores fizeram um pacto pela vitória e não cansam de repetir o discurso de que o grade sonho de todos é entregar a taça de campeão nacional para que o mesmo possa levantar.
Uol Esportes

Nenhum comentário:

Teste

Teste