terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Procon-SP denuncia 29 sites de comércio virtual por irregularidades

Alguns dos sites seguem no ar e poder lesar consumidores, alerta órgão.
Procon e G1 procuraram as empresas e não conseguiram contato.


A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, divulgou nesta terça-feira (11) uma lista de 29 sites que foram denunciados ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) por irregularidades na prática de comércio virtual.
O objetivo da medida, segundo o Procon, é que os fornecedores, que não entregaram produtos adquiridos por consumidores, sejam responsabilizadas criminalmente.
A lista dos 29 sites denunciados ao DPPC foi divulgada no site do Procon. Clique aqui para conferir as empresas.

Segundo o diretor executivo em exercício do Procon-SP, Carlos Coscarelli, a lista reúne  empresas que receberam queixas de consumidores no segundo semestre de 2011 e que não são encontradas pelo órgão para solucionar os casos.

"O que mais nos preocupa é que algumas delas continuam e podem continuar lesando consumidores", disse ao G1, Coscarelli. "A recomendação do Procon é para que o consumidor não faça nenhum tipo de negócio com esses sites", explicou.

O diretor afirma que a maioria das reclamações registradas no Procon contra estas empresas refere-se a não entrega de produtos comprados pelo site e a dificuldade em contactar as empresas para resolver problemas.

"Nem o Procon, com todos os recursos e mecanismos de rastreamento que dispõe, consegue localizar essas empresas. Portanto, o consumidor corre risco de não ter para quem recorrer ao fazer uma compra nesses sites", diz Coscarelli.

O G1 também procurou as empresas denunciadas pelo Procon, mas não conseguiu contato até o momento com nenhum representante pelos telefones e e-mails informados nos sites.

Segundo o Procon, boa parte desses sites não foram encontrados em seus endereços oficiais. O órgão chegou inclusive a tentar contato por correspondência, sem obter retorno. As notificações encaminhadas a essas empresas têm retornado com informações dos Correios como 'mudou-se' e 'endereço inexistente', informou o diretor.

De acordo com o diretor do Procon, o órgão pretende, a partir de agora, manter na página do órgão na internet uma lista atualizada de sites com irregularidades e denunciados.

Darlan Alvarenga Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Teste

Teste