sábado, 23 de junho de 2012

Campos: número de leitos do SUS está abaixo do recomendado pelo governo

De acordo com o Ministério da Saúde, o recomendável é que a cidade tivesse quase 400 leitos a mais.



Em Campos, o número de leitos do SUS está abaixo do que recomenda o Ministério da Saúde. Seriam necessárias, pelo menos, mais 400 vagas.


Foram quatro dias passando mal e indo de hospital a hospital à espera de uma vaga pelo Sistema Único de Saúde. Só depois de toda essa agonia é que a mãe da auxiliar de serviços gerais Cristiane Carvalho, vítima de infarto, conseguiu uma internação.


Campos possui atualmente 725 leitos clínicos e 127 de UTI pela rede pública, mas a demanda por eles é bem maior. De acordo com o Ministério da Saúde, o recomendável é que a cidade tivesse quase 400 leitos a mais. Vale lembrar que Campos é referência em saúde no Norte e Noroeste e recebe pacientes das duas regiões.


Todos os meses, mais de 3 mil pacientes são internados nos hospitais de Campos. A promessa é de que até o final do ano mais 49 leitos sejam inaugurados. Esses novos leitos são apenas para UTI. Com isso, os números desse tipo de leito estão dentro do que prevê a Organização Mundial de Saúde.


A Secretaria Municipal de Saúde também vai adotar medidas para reduzir o tempo de espera pelos leitos. A partir de julho, cada hospital vai contar com uma equipe especial, que vai agilizar a liberação das vagas assim que elas forem desocupadas; às vezes eles ficam sem utilização por falta de informação.


O treinamento das equipes que irão participar do novo modelo de regulação deve terminar em duas semanas. Até o fim do ano, novos leitos do SUS devem ser disponibilizados em Campos. Ainda não há um número definido.

Nenhum comentário:

Teste

Teste