segunda-feira, 24 de março de 2014

Dia da Luta contra Tuberculose com ações em Campos

O Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose será lembrado, em Campos, nesta segunda-feira (24), pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PCT). O programa promoverá ação na Praça São Salvador, Centro, das 8h às 15h, com orientação quanto aos cuidados, sintomas e tratamento da doença.

- Vamos alertar a população que o mais importante é o diagnóstico precoce, que possibilita um tratamento mais eficaz e o controle da doença em nosso município. Os pacientes que fazem o tratamento de forma irregular correm o risco de se tornarem resistentes às medicações, dificultando a cura da doença – explicou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.

A coordenadora do PCT, enfermeira Verônica Verdan, lembra que o programa funciona no Centro de Referência Augusto Guimarães (CRAG), ao lado do Hospital Geral de Guarus (HGG), onde os pacientes diagnosticados são avaliados mensalmente até a cura. As pessoas que tiveram contato com os pacientes também são consultadas e, se necessário, tratadas.

O Centro de Referência conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos pneumologistas, médica pediatra, médico radiologista, enfermeiros, assistentes sociais, bióloga, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, técnicos em laboratório e assistente administrativo.

- O tratamento adequado é aquele em que os medicamentos são tomados na quantidade prescrita, por pelo menos 6 meses, todos os dias, sem interrupção. Dispomos de exames complementares como exame de escarro, RX de tórax e prova tuberculínica. O atendimento no Programa acontece das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Não há necessidade de agendamento prévio. Pessoas com tosse há mais de 3 semanas podem procurar a unidade - explicou a coordenadora.


Postado por: Luciana Fonseca

Nenhum comentário:

Teste

Teste