segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Banco do leite humano do HPC precisa de doações




O estoque do banco de leite humano do Hospital Plantadores de Cana está totalmente zerado. Nesta sexta-feira (16), só foram coletas, 200 mililitros dos 12 litros necessários, para atender as 35 crianças na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e na Unidade Intermediária (UI).

A equipe do banco de leite acredita que o verão e saída das pessoas para as praias provocaram ainda mais a queda. Por causa disso, no próximo dia 24/01, uma ação vai ser realizada na praia do Farol.  A ideia é cadastrar novas doadoras e orientar que o banco de leite dispõe de um veículo próprio para recolher o leite doado, inclusive na praia campista. O trabalho vai ser realizado durante todo o dia, em um estande na orla da praia.

“Não há necessidade da doadora vir ao  HPC para fazer a doação. Temos um calendário de atendimento e vamos a onde ela estiver, em qualquer localidade ou distrito da cidade, “afirmou a responsável pelo banco de leite a enfermeira Fabiana Passos que explicou ainda que a necessidade é diária porque as crianças internadas precisam do leite para mamar, a cada duas ou três horas, finalizou.

Mensalmente nascem no HPC cerca de 250 crianças, sendo 65% dos partos grávidas de alto risco, por isso a necessidade do banco de leite é ainda maior.

O leite humano é fundamental no tratamento de bebês de alto risco internados em hospitais.  Segundo o Ministério da Saúde, a sobrevida dessas crianças aumentou muito graças à oferta de leite humano.

Segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno funciona como uma verdadeira vacina e protege a criança de muitas doenças, como a anemia. Além disso, o leite é rico em molécula PSTI, responsáveis por proteger e reparar o intestino do bebê, o que é ótimo para evitar as cólicas intestinais que afligem os pequenos com frequência neste período.        O leite materno possui um importante papel na imunidade dos bebês, pois contém células de defesa e fatores anti-infecciosos capazes de proteger o organismo do recém-nascido.

Para ser uma doadora, basta ligar  para o banco de leite do Hospital dos Plantadores de Cana no telefone ( 22) 2737- 7400

campos24horas

Nenhum comentário:

Teste

Teste