sábado, 1 de julho de 2017

Dia D de vacinação contra o HPV e a meningite neste sábado

Vacinas são para crianças e adolescentes com idade entre 9 e 15 anos



Acontecerá neste sábado (1), em 48 salas de imunização em Campos, o Dia D de vacinação contra o HPV e a meningite. A campanha estadual tem como estimativa vacinar cerca de 90% do público alvo, que são as crianças e adolescentes com idade entre 9 e 15 anos. A campanha vai seguir até o dia 29 de julho.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Campos, Roberta Lastorina Rios, a vacina contra o HPV será aplicada em duas doses, com intervalo de seis meses para cada imunização. Já a de meningite será aplicada em dose única.

— A campanha da vacinação contra a meningite é de extrema importância para dar maior segurança à população quanto a uma doença tão temida, com maior incidência desse sorotipo e que pode agora ser prevenida. Já a campanha contra o HPV é importante para desmistificar a ideia de que a vacina é um estímulo à sexualidade, porque o principal objetivo da imunização é a prevenção de doenças — conta Roberta Lastorina.

O HPV é fator de risco nas mulheres para câncer de colo de útero, vulva, ânus, boca, faringe, além de verrugas genitais e outras infecções. Segundo informações do Ministério da Saúde, são 15 mil novos casos de câncer de colo de útero todos os anos.

A diretora em Vigilância em Saúde, Dra. Andréya Moreira, ressalta ainda sobre a importância da imunização também para os meninos.

— No caso deles, a vacina tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus. Os cânceres de garganta e de boca são o 6º tipo de da doença no mundo, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes. Mais de 80% dos casos de câncer anal têm origem na infecção pelo HPV — alerta a diretora em Vigilância em Saúde.

Locais de vacinação

UBSs: Alair Ferreira, Parque Aldeia, Baleeira, Custodópolis, Carvão, Conselheiro Josino, Dores de Macabu, Parque Eldorado, Santa Rosa, Félix Miranda, Jamil Abido, IPS, Lagoa de Cima, Morangaba, Morro do Coco, Murundu, Mata da Cruz, Novo Mundo, Parque Prazeres, Ponta Grossa, Palmares, Parque Aurora, Penha, Poço Gordo, Quilombo, Santa Maria, Santos Dumont, Santa Helena, São Sebastião, Santo Amaro, Saturnino Braga, Sentinela do Imbé, São Martinho, Terra Prometida,  Tócos, Tapera, Venda Nova, Vila Nova, Guandu; UPHs São José, Santo Eduardo, Ururaí e Travessão, além da Casa de Vacina de Farol, Centro de Saúde do Centro, Centro de Saúde de Guarus, CRTCA I e CRTCA II.

Nenhum comentário:

Teste

Teste