sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Escola de Usina Santa Maria implanta projeto pedagógico com alunos utilizando celulares

Aplicativo Escolar Conecta que Bomba
A Escola que não apostar no uso das tecnologias para atrair a atenção dos alunos vai ficar vazia. É esta a percepção que tenho e muitos de nós estamos também constatando.

PROIBIR CELULAR NÃO ADIANTA, MELHOR USÁ-LOS A FAVOR DA EDUCAÇÃO! PARABÉNS ESCOLA MARIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA PINTO!

Veja a postagem do Blog do Aplicativo Escolar:

Projeto Conecta que Bomba


No ano de 2017, uma escola Estadual do Rio de Janeiro, C.E Maria da Conceição Pereira Pinto, localizada no distrito de Usina de Santa Maria em Bom Jesus do Itabapoana, implantou um projeto pedagógico com o objetivo de utilizar os celulares e demais recursos tecnológicos como apoio pedagógico e desmitificar o uso do celular em ambiente escolar.

Para que o projeto pudesse entrar em atividade foi preciso observar alguns itens:

Número de equipamentos de informática na unidade escolar;
Número de aluno que possuíam aparelhos celulares com android;
Internet com velocidade para suportar o acesso de todos os alunos ao mesmo tempo
Um aplicativo que rodasse atividades e testes on line.
A escola fez um levantamento de dados e constatou que apesar de ser uma escola de distrito a maioria dos alunos teriam condições de realizar as tarefas propostas via on line através do Aplicativo Escolar em seus celulares e ainda sim aqueles que não possuíam celulares com androides, teriam condições de realizar as atividades, provas, trabalhos e testes em computadores do laboratório de informática que tem disponível 6 computadores. A segunda etapa foi conseguir o aplicativo, e ao pesquisar muito a direção da unidade escolar fez contato com a empresa idealizadora de um software denominado Aplicativo Escolar e prontamente o responsável entrou em contato, tomou ciência do projeto e gentilmente nos cedeu esse aplicativo. Agora faltava muito pouco para tudo rodar direitinho. A parceria final veio com a internet que foi cedida por uma empresa de farinha da região (FARINHA ROSA) que instalou os roteadores e colocou internet suficiente para rodar o projeto.

O projeto então foi apresentado aos professores que se entusiasmaram com a novidade e a partir daí as ações foram elaboradas para que o retorno das aulas em agosto fosse com o lançamento do projeto. O objetivo principal seria proporcionar que as avaliações fossem realizadas via celulares e computadores, mas de forma 100% presencial. E deu certo. Etapa cumprida e aprovada por todos os alunos, pois ferramenta nova de trabalho com os mesmos conteúdos de sala de aula e ainda, internet livre nos intervalos.

Colaborou com este artigo: Renata Pacheco - Diretora - C.E Maria da Conceição Pereira Pinto

Nenhum comentário:

Teste

Teste